Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Arisa


Rosalba Pippa, mais conhecida como Arisa, é uma cantora genovesa que chegou ao estrelato após vencer o Festival de Sanremo de 2009 na categoria 'Nuove Proposte' com a faixa 'Sincerità', single homônimo de seu primeiro álbum. Em seus dois primeiros álbuns, a cantora apresentava um estilo um tanto nerd e de certa forma infantil/adolescente, tanto pelas melodias quanto pela letra e pela voz mais fina, embora às vezes isso fosse usado ironicamente, para constrastar com letras mais 'adultas'.

No entanto, de 2012 em diante, Arisa passou a cantar com todo o colorido de uma mulher adulta, tanto pela voz refinada e versátil quanto pelas músicas menos 'engraçadinhas'. Olhando para sua carreira como um todo, podemos ter certeza que a cantora possui uma das vozes mais tocantes e versáteis da Itália. E para mostrar todo esse colorido, a POPlândia selecionou sete de melhores músicas.

1. Sincerità (Sincerità, 2009)
Primeiríssimo single da cantora e responsável por sua vitória no Festival de Sanremo de 2009, essa faixa pop bonitinha, grudenta e radiofônica soa um pouco havaiana por causa do que parece ser um ukulele. Ela também nos dá uma amostra do quão suave e mansa pode ser a voz da cantora. O clipe, com estética um tanto infantil, mostra Arisa fazendo serviços doméstico enquanto fantasia sobre seu relacionamento.


2. Scivola Veloce (Malamorenò, 2010)
Esta faixa é uma exceção. Ainda na época mais adolescente da cantora, ela traz Arisa cantando de forma mais madura e tratando de um tema menos comum em 'eras adolescentes', no caso o apego à vida e no fato dela ter que ser aproveitada, pois não dura para sempre. Essa maturidade aparece também na instrumentação, que é mais complexa, trazendo piano, guitarra e bateria nos refrões.



3. La Notte (Amami, 2012)
O segundo single de 'Amami', o álbum que inaugura a fase madura da cantora, provavelmente soa familiar para você, por causa de 'A Noite', de Tiê, que é a versão em português dessa canção. A maturidade da faixa se encontra na melodia, uma balada tocante de piano; na voz de Arisa, que não está mais aguda de propósito; e na letra, que toca na dor depois de um término. O próprio clipe traz essa mudança de ares, por conta de sua atmosfera mais sombria e triste.


4. L'Amore È Un'Altra Cosa (Amami, 2012)
O terceiro single de 'Amami' parece ser o que ocorre logo antes dos eventos de 'La Notte', pois mostra um casal onde um é indiferente ao outro (o que é inclusive mostrado no clipe). O piano e bateria dominam a melodia, mas sem torná-la cansativa. Um dos destaques dessa música é a voz de Arisa, que passa da suavidade do início para o ornamento vocal do refrão com muita facilidade.


5. Quante Parole Che Non Dici (Se Vedo Te, 2014)
No segundo single de 'Se Vedo Te', Arisa faz um verdadeiro tratado sobre as turbulências no relacionamento entra pai e filha durante o amadurecimento da mulher. E para isso, ela traz uma música cheia de referências a estruturas da língua (no caso, da italiana) e explosões vocais no refrão. Sua melodia pop com guitarra nos parece familiar, lembrando hits nacionais do começo dos anos 2000.


6. Cuore (Guardando il Cielo, 2016)
Esta música é um cover de uma música de Rita Pavone de 1963. E talvez nem a própria Rita pudesse interpretá-la melhor. É uma música sobre primeiros amores com uma melodia pop com influência do do-wop típicos dos anos 60. O que chama a atenção é a performance vocal de Arisa, principalmente a técnica vocal empregada nos últimos 45 segundos da faixa.



7. Io e Te Come Fosse Ieri (Guardando il Cielo, 2016)
Aqui Arisa mostra uma faceta um pouco mais internacional, utilizando sintetizadores e uma melodia que parece oriental às vezes. Tudo isso casa perfeitamente com a voz ao mesmo tempo suave e forte que a cantora emprega para falar sobre saudade de um relacionamento que terminou.

Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Arisa Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Arisa Reviewed by Wilson Barroso on terça-feira, fevereiro 20, 2018 Rating: 5