Análise de clipe: 'Growing Wings', de Lara Fabian


Leia nossa análise de 'Camouflage' (2017)

O álbum 'Camouflage', lançado em 06 de Outubro de 2017, mostrou uma faceta totalmente nova de Lara Fabian. Conhecida pela voz poderosa com treinamento clássico e pelas canções altamente orquestradas e orgânicas, a belga ousou em utilizar influências eletrônicas e synthpop em seu estilo já consagrado e amado pelos fãs. Seu 13º álbum (e primeiro integralmente em inglês desde 2009) carrega consigo toda essa reinvenção.

Seu primeiro single, 'Growing Wings', é suave e tranquilo, trazendo influências do jazz e da música ambiente, uma escolha questionável para um comeback tão aguardado, ainda mais por não escancarar as novas apostas melódicas de Lara. Esta faixa fala basicamente sobre as dificuldades da vida e da garra de seguir adiante apesar do medo.


O clipe, gravado na Islândia, é rodado em uma paleta de cores frias, o que evoca um sentimento de apreensão e tristeza. Ele se inicia intercalando cenas de Lara cantando de frente para o mar com outras de um homem, que dança perto de uma cachoeira quando o primeiro refrão começa.



O vídeo muda de locação à medida que se desenvolve. Além da praia e da cachoeira, também aparecem um campo e um riacho rodeado por pedras, finalizando com a câmera abrindo o close até Lara se tornar quase invisível na paisagem.



Insistir tanto em trazer com riqueza cenas naturais não é um recurso simplesmente estético. Até mesmo porque, se fosse, provavelmente o diretor do vídeo usaria uma paleta de cores mais quente e mais atrativa aos olhos. A importância dada às paisagens mostra que elas tem valor simbólico no vídeo, no caso, referente à falta da valor que um indivíduo tem diante do universo, uma mensagem que diz que o mundo não vai se adaptar a alguém, mas esse alguém precisa se adaptar ao mundo.

Os problemas virão e os interesses dos outros interferirão na vida de uma pessoa, mas cabe a ela superar o medo e as dificuldades para poder seguir adiante, como o dançarino que vence o frio e dança sem camisa na beira de uma cachoeira em plena Islândia.
Análise de clipe: 'Growing Wings', de Lara Fabian Análise de clipe: 'Growing Wings', de Lara Fabian Reviewed by Wilson Barroso on quarta-feira, fevereiro 21, 2018 Rating: 5