Área VIP: Rihanna e Britney Spears com 'S&M' no BMA 2011


O Billboard Music Awards de 2011, que foi ao ar no dia 22 de Maio, premiou álbuns inesquecíveis, como 'The Fame' de Lady Gaga na categoria de melhor álbum dance/electronic e 'Speak Now' de Taylor Swift como melhor álbum country, mas ficou na lembrança dos fãs de música pop pela performance lendária da música 'S&M' do álbum 'Loud', de Rihanna, em um remix que traz Britney Spears como artista convidada.

Este single, que bebe das fontes do eurodance (principalmente na vertente Hi-NRG) fala sobre sexo, e vários tipos de fetiche, como bondage e sadomasoquismo, o que, obviamente, foi levado para o clipe e para a performance ao vivo, a ponto de gerar certa controvérsia e ataques da Parents Television Council (PTC), uma instituição que tem basicamente o objetivo de ser chata para car*lho com tudo que vá contra a 'moral e os bons costumes'. Só por isso já dá para ver que é uma performance e tanto.


Abrindo a premiação, Rihanna começa sozinha sentada em um tipo de mesa com uma escada acoplada, após os telões subirem. Vestida de bodysuit e botas brancas, ela manuseia uma espécie de algema com uma longa corrente enquanto canta, o que é uma referência visual à própria letra da música. Ao ir para uma parte mais baixa do palco, onde interage com mãos de dançarinos que aparecem de corpo inteiro próximo da metade da apresentação.


A performance, que parecia ser uma solo de Rihanna, ganha uma dimensão a mais quando Britney Spears aparece de surpresa (ou nem tanto, pois vídeos dos ensaios tinham vazado algum tempo antes), vestida de bodysuit de couro preto e máscara de coelho (não acredito que a Britney inventou a mulher perigosa), com uma algema parecida e cantando o refrão da faixa logo de cara. Em seguida, cada uma vai performar em um poste em cantos opostos do palco.


Apesar das duas não parecerem ter uma química muito forte entre si no começo, em alguns momentos parecendo mais duas apresentações solo ao invés de uma única em dupla, o final com direito a guerra de travesseiros alivia essa impressão, arrancando aplausos de pé da plateia quando termina.


É um palco pequeno e uma apresentação relativamente simples, apesar de envolver dois colossos da música pop. Mas temos que lembrar que em premiações não se pode investir tanto tempo e dinheiro em performances, tanto pela logística e custo quanto pelo perfil da audiência e pelo fato de que o foco das premiações são, bem, os prêmios. Por este motivo, a mesma performance, no show (Loud Tour), é muito mais rebuscada cenicamente, além de usar mais da sensualidade que a letra da música permite.
Área VIP: Rihanna e Britney Spears com 'S&M' no BMA 2011 Área VIP: Rihanna e Britney Spears com 'S&M' no BMA 2011 Reviewed by Wilson Barroso on sexta-feira, fevereiro 16, 2018 Rating: 5