Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Alexandra Stan


Se você tem vinte anos de idade ou mais e não passou a infância no meio do mato sendo criado por lobos, com certeza já escutou alguma música da romena Alexandra Ioana Stan, ou simplesmente Alexandra Stan, uma das representantes mais importantes da música eletrônica/eurodance de seu país. Ela estourou no mundo todo com a faixa 'Mr. Saxobeat' (soa familiar?), uma faixa icônica de uma época curta, porém maravilhosa, em que eurodance e Hi-NRG chegaram com força nas rádios brasileiras.

Mas, com três álbuns lançados até hoje, Alexandra tem mais músicas boas do que a que dissemos acima. E a POPlândia escolheu sete delas para você relembrar ou redescobrir uma das cantoras mais importantes da Romênia.

1. Mr. Saxobeat (Saxobeats, 2011)
Recomendamos que você leia isso com o copo d'água ao lado para não se engasgar com a farofa. Pegou o copo? Ótimo.

O maior sucesso de Alexandra foi suficientemente forte para chegar a posições relativamente altas nos EUA, chegando ao #21 da Billboard Hot 100. É uma faixa eurodance maravilhosa, com elementos house, super adequada para o set de qualquer DJ. Ela fala basicamente sobre a definição de homem perfeito que a cantora tem, que seria o tal 'Mr. Saxobeat'. Com certeza o seu loop de saxofone vai ficar na sua cabeça por um certo tempo. No clipe, ela é presa e escapa seduzindo os guardas. Não tem muito a ver com a letra da canção, mas não deixa de ser lindo e divertido.


2. Get Back (ASAP) (Saxobeats, 2011)
O terceiro single da era traz Alexandra cantando com uma voz mais aguda e doce, o que lembra um pouco Britney Spears em alguns momentos. A instrumentação, apesar de continuar eletrônica e dancepop, traz o saxofone e elementos de dance do fim dos anos 90. O clipe parece dar sequencia ao de 'Mr. Saxobeat'.


3. Cherry Pop (Unlocked, 2014)
Apesar de continuar investindo pesado em eurodance e house, no segundo single de 'Unlocked', Alexandra flerta de forma muito intensa com o J-Pop, tanto na música quanto na estética do videoclipe. Além disso, temos muito dubstep no breakdown. Ah, nessa faixa ela aboliu o saxofone que ela usou tanto em 'Saxobeats'. 


4. Dance (Unlocked, 2014)
Terceiro single da era, essa faixa tira as influências japonesas e retoma o esplendor europeu de Alexandra. Aqui, ela alia a batida eurodance de sintetizadores com violão em certos momentos e, apesar dela cantar um pouco mais lentamente do que estamos acostumados, ainda é um hino das pistas de dança, com direito a breakdown e tudo. O saxofone característico dá as caras, temperando uma música que fala sobre exorcizar os demônios e sensações ruins na pista de dança.


5. Kiss Me Goodbye (Unlocked, 2014)
O J-Pop de 'Cherry Pop' não é a única influência asiática que Alexandra abraçou. Aqui, a melodia dance e os sintetizadores flertam com o reggaeton (com direito a trechinhos em espanhol) e com o Bhangra (uma vertente da música pop indiana, comum principalmente da região de Punjab). Apesar de se tratar de término de relacionamento, não é nada triste ou melancólica.


6. We Wanna feat. Inna, Daddy Yankee (Alesta, 2016)
Para abrir a promoção de seu terceiro álbum, Alexandra colaborou com o rapper Daddy Yankee e com Inna, considerada por muitos a maior cantora da Romênia. É uma faixa dancepop que começa devagar, mas logo explode, com sintetizadores, distorções e o bom e velho saxofone que Alexandra adora. A canção fala sobre se divertir e dançar, inspirada na faixa 'Get Get Down', de Paul Johnson.


7. I Did It, Mama!
'I Did It, Mama!' é uma das provas de que dá pra misturar reggaeton e europop de um jeito que dá certo. Com elementos do house e do dubstep amarrados por percussão quase tribal e vozes masculinas dizendo 'get busy!', dessa mistura louca sai uma música ótima que não vai sair da sua cabeça por um tempo. Seu clipe gerou certa controvérsia por causa das insinuações sexuais fortes, mas nada com o que não estejamos acostumados.


Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Alexandra Stan Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Alexandra Stan Reviewed by Wilson Barroso on terça-feira, janeiro 30, 2018 Rating: 5