Análise de clipe: 'Obsessed', de Mariah Carey


O álbum 'Memoirs of an Imperfect Angel', de Mariah Carey, foi lançado em 25 de Setembro de 2009, e marcou a história da música pop com faixas como 'I Want To Know What Love Is' e a própria 'Obsessed', seu lead single, lançado em 16 de Junho do mesmo ano.

A faixa, uma mescla deliciosa de R'n'B e hip-hop, é atemporal. Sua primeira frase, 'and I was like, why are you so obsessed with me?' é memorável e utilizada como meme até hoje. O clipe em si, é bem simples. Em resumo, mostra Mariah sendo perseguida por um stalker masculino, interpretado por ela mesma. Mas a história por trás disso é de deixar qualquer shade de girlband no chinelo.


No distante ano de 2001, a cantora participou do filme 'Glitter', que não foi muito bem em bilheteria, rendendo apenas 25% do investimento feito em cima dele. Sua trilha sonora também não foi tão bem recebida. Essa cadeia de tragédias levou o rompimento do contrato da cantora com a Virgin Records e a sua hospitalização, devido a esgotamento físico e emocional, seguida de um tempo em Capri, na Itália.

Eis que o rapper Eminem declarou ter namorado a cantora durante esse período, o que foi desmentido por Mariah, que afirmou tê-lo encontrado apenas profissionalmente. Então, irritado com o ocorrido, o rapper lançou algumas diss tracks para Mariah, algumas bem grosseiras e misóginas, principalmente 'Bagpipes from Baghdad', faixa que muitos consideram como motivador para 'Obsessed', que por sua vez foi replicada em 'The Warning', faixa do rapper.

No clipe em si, o personagem masculino stalker (uma referência ao Eminem) persegue a cantora por todos os lados, inclusive se infiltrando de motorista e ajudante de fotografia. Ele chega a ter um quarto forrado de fotos da cantora, tendo inclusive uma colcha de cama com a capa do álbum 'The Emancipation of Mimi' (2005).



Mariah percebe que está sendo perseguida e tenta fugir de seu stalker a todo custo, correndo para dentro de um prédio. Essas cenas são intercaladas com bastidores de um ensaio fotográfico que a cantora está fazendo.



No fim, o perseguidor da cantora tenta fotografá-la de perto, mas acaba sendo atropelado por um ônibus. No contexto em que o clipe foi feito, não tem como ser mais direto do que isso.



Análise de clipe: 'Obsessed', de Mariah Carey Análise de clipe: 'Obsessed', de Mariah Carey Reviewed by Wilson Barroso on quarta-feira, janeiro 24, 2018 Rating: 5