Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Helena Paparizou


Helena Paparizou, ás vezes citada como Elena Paparizou, é uma cantora greco-sueca, que chegou ao estrelato a nível continental ao vencer o 50º Festival Eurovision, realizado em 2005 em Kiev na Ucrânia. Famosa pelo estilo eurodance e laikos (música folk grega), Helena já participou de um duo musical chamado Antique, com seu amigo de infância Nikos Panagiotidis, o que a rendeu altas vendas na Suécia.

Mas foi na carreira solo que Helena brilhou, tendo se tornado uma das cantoras gregas mais celebradas e influentes da atualidade, equilibrando a influência de suas raízes e da música internacional. A POPlândia escolheu sete faixas para você cair de encantos por esse cristalzinho da Grécia.

1. My Number One (My Number One, 2005)
Esta faixa foi responsável por fazer Helena vencer a 50º edição do Eurovision e dar à Grécia sua primeira vitória na história da competição. Ela traz elementos da música tradicional grega (laikos) como o bouzoukis (uma espécie de banjo) e a lira de Creta em uma faixa dance muito boa. A letra é bem típica desse último estilo musical, tocando no amor romântico. Para assistir a performance no festival, clique aqui.


2. The Light In Your Soul (My Number One, 2005)
Abandonando um pouco as influências da música grega, essa faixa tem um apelo mais internacional, sendo uma balada orientada para o eurodance típico da primeira metade da década. Ela lida com fim de relacionamento, durante a fase em que isso não é muito bem aceito ainda.


3. Gigolo (Iparhi Logos/Υπάρχει Λόγος, 2006)
Exalando latinidade, essa faixa é dançante sem 'escolher lados', sendo dance demais para ser laikos e laikos demais para ser dance. Cantada em grego e inglês, no clipe dessa faixa, Helena encarna dois personagens: uma artista e um gigolô que tenta a seduzir.


4. Teardrops (The Game of Love, 2006)
O segundo álbum em inglês de Helena traz algumas versões das músicas em grego de 'Iparhi Logos'. Mas esta não é uma delas. Com piano e guitarra, 'Teardrops' é uma balada visceral e pesada que tende um pouco ao rock, não deixando nada a desejar em relação a outras faixas do gênero do pop americano.


5. Porta Gia Ton Ourano/Πόρτα Για Τον Ουρανό  (Vrisko To Logo Na Zo/Βρίσκω Το Λόγο Να Ζω, 2008)
Apesar de ser cantada em grego, essa faixa quase não traz elementos do laikos, tendendo para o rock ao invés disso, deixando as guitarras e a bateria liderarem a melodia. O clipe é bastante metafórico, mostrando Helena e o homem amado separados em cabines telefônicas, sem conseguirem se reunir, apesar dos esforços.


6. Tha 'Mai Allios/Θα 'Mαι Αλλιώς (Giro Apo T'Oneiro/Γύρω Από Τ' Όνειρο, 2010)
Orientada para o pop rock, este single alia teclado, bateria e guitarra, dando continuidade à sonoridade orientada para o rock iniciada no álbum anterior. Trechos de seu clipe foram utilizados em vídeos publicitários da marca 'Ivi'.


7. Baby, It's Over (Greatest Hits & More, 2011)
Uma das faixas mais bem-sucedidas de Helena, 'Baby, It's Over' esteve no top 10 grego por 18 semanas, e foi o segundo single mais tocado nas rádios gregas em 2011, atrás apenas de 'Rolling In The Deep', de Adele. E o desempenho foi merecido, pois esta canção é de um eurodance muito bem executado e dinâmico.


Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Helena Paparizou Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Helena Paparizou Reviewed by Wilson Barroso on terça-feira, janeiro 09, 2018 Rating: 5