Por que dizer que 'Fulana é a nova/próxima Ciclana' é uma coisa idiota?


Nas zonas mais duvidosas da mídia e do jornalismo musical, de vez em quando coisas desse tipo aparecem:




Em termos jornalísticos, esse tipo de sensacionalismo funciona muito bem como clickbait, não há como negar. Mas em termos artísticos e musicais, esse tipo de premissa que compara duas artistas, em geral uma novata e outra mais velha, é uma coisa muito imbecil. E vamos explicar os motivos. 

Afirmações do tipo 'Fulana é a nova/próxima Ciclana' deixam subentendidas mensagens negativas, como se Ciclana, em geral uma artista com um vários anos de carreira, já tivesse dado tudo o que tinha que dar ou que atualmente é uma fonte seca em termos artísticos. Como vimos nas manchetes acima, isso está muito longe de ser verdade. No fim das contas, são grandes as chances de se ter preconceito de idade entremeado em manchetes assim.

Algumas pessoas podem dizer que isso é publicidade para artistas novatas. Mas há métodos bem melhores, pois este pode sair pela culatra, simplesmente porque se uma pessoa não gosta da artista veterana com a qual a comparação acontece, dificilmente ela vai se propor a conhecer o trabalho da novata, mesmo que ela no fim das contas agrade ao ouvinte.

É importante citar também que esse tipo de ideia é um verdadeiro atentado contra a individualidade da novata, pois não importa o quão genérica e comercial ela possa ser, sempre tem um pouco do 'eu' em seu trabalho. Essas comparações equivocadas geralmente acontecem entre artistas que tem um ou dois pontos parecidos, mas que são bem diferentes entre si se tirarmos dez minutos para prestar atenção. Basicamente, é como se dissessem que farinha de trigo é o novo gesso só porque os dois são brancos.

A própria questão da individualidade dá origem à outra reflexão: ninguém (pelo menos teoricamente) passa a vida toda fazendo exatamente a mesma coisa. Fases artísticas diferentes aparecem, o que é maravilhoso para enriquecer o trabalho de alguém. Às vezes, por coincidência, duas artistas fazem algo similar, o que obviamente gera um certo falatório, mas dizer que X é o novo Y é idiotice de quem não sabe do que está falando.

Por esses e outros motivos, esse tipo de comparação é algo tão imbecil. Nenhum artista é igual ao outro, e a única pessoa que pode ser a nova Fulana é a própria Fulana, enquanto continua traçando sua trajetória e sua carreira. Da próxima vez que você vir artigos, manchetes e posts que cometem essa atrocidade musical, aconselhamos que você reveja suas leituras.
Por que dizer que 'Fulana é a nova/próxima Ciclana' é uma coisa idiota? Por que dizer que 'Fulana é a nova/próxima Ciclana' é uma coisa idiota? Reviewed by Wilson Barroso on quinta-feira, dezembro 21, 2017 Rating: 5