Muito além de 'Love By Grace'


Veja nossas resenhas desta artista:
Camouflage (2017)

Lara Fabian é uma das figuras mais representativas do pop europeu, principalmente por causa de suas baladas intensas e voz com treinamento clássico. Apesar de ser a cantora belga que mais vendeu mundialmente, tendo ultrapassado as 13 milhões de cópias vendidas ao redor do globo, Lara não é tão presente nos Estados Unidos, e por consequência, é pouco ouvida no Brasil, exceto por um ou outro hit mundial, como 'Love By Grace', marcada a fogo na memória brasileira por causa da cena em que a personagem Camila (Carolina Dieckmann) raspa a cabeça na novela 'Laços de Família'.


Mas Lara é muito mais do que uma música maravilhosa em uma cena antológica da dramaturgia nacional. Tendo cantado em vários idiomas, principalmente francês e inglês, a cantora tem várias músicas sensacionais nas costas e a POPlândia, claro, escolheu sete delas para mostrar um pouco mais do trabalho da cantora mais importante da história da Bélgica.

1. La Différence (Pure, 1997)
Presente em um dos álbuns femininos francófonos mais vendidos do mundo, tendo extrapolado as 1,3 milhões de cópias mundialmente, essa faixa é um verdeiro hino anti-homofobia, tocando no assunto de ma forma bastante direta, lançado em plena década de noventa. A música em si é uma balada bastante clássica, onde a voz de Lara soa clara, mas não chega a utilizar grandes ornamentos. O clipe, em preto e branco, exibe diversos casais homossexuais com bastante naturalidade e beleza, combinando com o teor da letra.


2. Broken Vow (Lara Fabian, 1999)
Esta música está presente no mesmo álbum que traz 'Love By Grace', seu primeiro totalmente em inglês, que atingiu platina no Brasil, com 250 mil cópias vendidas por aqui, sucesso em parte impulsionado pela novela 'Laços de Família'. Já a faixa em si toca de forma muito sensível no tema da traição em um relacionamento, que culmina em um término, também de forma lindamente orquestrada e vocalmente tocante.

 

3. Rio (Nue, 2001)
Apesar de não ter se tornado single do álbum 'Nue', esta faixa se tornou relativamente famosa no Brasil no começo do século. Ela é uma homenagem ao Rio de Janeiro, e tem uma boa letra, apesar de às vezes se apoiar em alguns clichês. Não sendo uma balada, essa faixa midtempo traz uma instrumentação rica, com guitarra, sintetizadores suaves e bateria. No refrão, Lara usa ornamentações, deixando a voz dominar este trecho da música.


4. No Big Deal (A Wonderful Life, 2004)
Com o instrumental tendendo ao soft rock, particularmente por causa da guitarra e da bateria, 'No Big Deal', mostra mais uma vez a versatilidade da voz de Lara, que ao invés de praticar melismas e falsetes, como em muitas faixas anteriores, ela opta por suavizar ao máximo sua voz em alguns momentos. A letra fala sobre tentar seguir adiante apesar das dificuldades e quedas da vida, sem se deixar paralisar. 


5. L'Homme Qui N'Avait Pas De Maison (9, 2005)
Para muitos, este álbum representa uma mudança de direção no trabalho de Lara. E de fato, algumas faixas são bem inesperadas, como 'L'Homme Qui N'Avait Pas de Maison', pois é bastante dinâmica e tende muito ao gospel e ao soul, com direito a coro.


6. L'Oubli (Ma Vie Dans La Tienne, 2015)
Esta balada super tocante é um tributo para a mãe de Lara, que sofria de mal de Alzheimer, doença que degenera a memória do doente aos poucos. Na segunda metade da música, Lara ousa mais nas habilidades vocais do que início, que é mais lento. O clipe traz vários rostos que aparecem e desaparecem, em alusão a memória da mãe da cantora, que diminuía cada vez mais.


7. Chameleon (Camouflage, 2017)
Faixa de um álbum que mostra uma nova vertente da música de Lara, que flerta com synthpop e eletropop, 'Chaméleon' é muito diferente do estilo tradicional de Lara. Com sintetizadores e instrumentos de sopro, esta faixa escancara a mudança, falando sobre versatilidade e a capacidade de se adaptar às mudanças que a vida traz.

Muito além de 'Love By Grace' Muito além de 'Love By Grace' Reviewed by Wilson Barroso on terça-feira, dezembro 19, 2017 Rating: 5