Análise de clipe: Did It Again, de Kylie Minogue


O álbum 'Impossible Princess' foi lançado em 1º de Novembro de 1997, centrando-se na vida privada de Kylie Minogue em diferentes aspectos, como amor, raiva e autodescoberta. Por apostar em uma sonoridade mais experimental, voltada ao trip-hop, e em letras mais particulares, este álbum marcou um grande fracasso em termos de vendas, com pouco mais de 150 mil cópias vendidas mundialmente.

Seu segundo single, 'Did It Again', que traz uma sonoridade ligeiramente rock a este álbum e a mescla com melodias orientais, é a resposta de uma Kylie cansada da imprensa marrom e das fofocas feitas contra ela, visto que neste período a artista era muito perseguida pela mídia, em parte pelo mau desempenho de 'Some Kind of Bliss', o primeiro single de 'Impossible Princess'.


O clipe em si se passa em um ambiente onde criminosos são fotografados (onde se fazem as famosas mugshots), onde quatro Kylies são vistas, cada uma encarnando de forma satírica uma 'fase' ou adjetivo dado à cantora pela mídia: Sex Kylie (de vestido curto azul), Cute Kylie (de top e short violeta), Indie Kylie (de camiseta e bermuda vermelha) e Dance Kylie (de vestido curto e cabelo cacheado). Essas personas são usada como uma piada irônica da respeito a recepção da cantora pelos tabloides.

Ao longo do vídeo, as quatro personalidades disputam a supremacia, cada uma cantando em destaque um trecho da canção. A disputa se desenvolve, até que vira uma briga com direito a empurrões, garrafadas e puxões de cabelo. No final do clipe, há indícios de que Cute Kylie e Indie Kylie venceram a batalha, o que reflete o estado dominante da arte da cantora na época. No entanto, as outras personalidades estão vivas e ansiosas por vingança, ou seja, elas ainda podem (e vão) voltar, o que significa que a vitória vista no clipe é apenas temporária e que essa disputa continuaria indefinidamente.

No fim das contas, o vídeo lida com a construção e a recepção da imagem da Kylie. Ao mesmo tempo em que faz piada com a forma que a mídia tentava estereotipá-la, a cantora usa um de seus períodos mais criativos e irreverentes para se estabelecer como artista, principalmente levando em conta a forma como o clipe termina. O fato de nenhuma das Kylies ter vencido e de cada uma das personalidades estar destacada em um determinado momento indica que todas elas fazem parte do psicológico e do trabalho da cantora o tempo inteiro. No fim das contas, 'Did It Again' pode ser visto como um manifesto da complexidade musical e artística de Kylie Minogue.

Análise de clipe: Did It Again, de Kylie Minogue Análise de clipe: Did It Again, de Kylie Minogue Reviewed by Wilson Barroso on quarta-feira, dezembro 13, 2017 Rating: 5