Afinal de contas, quem é Vitas?


Talvez o maior viral mundial dos últimos anos, Vitas passou de um astro regional para meme em todo o planeta em um piscar de olhos. Com certeza você já viu esse rostinho charmoso fazendo coisas estranhas com a própria voz e com a língua, provavelmente desse vídeo aqui:


Mas se você acha que ele é só mais um maluco aleatório que alcançou a fama fazendo uma idiotice engraçadinha qualquer, está muito enganado.

Vitas, ou melhor, Vitaly Vladasovich Grachov, na verdade é uma grande estrela com cinco oitavas de alcance vocal. Com 16 álbuns de estúdio nas costas, o cantor está na ativa de 2000, e é parte importante da cultura pop russa, além de ter um sucesso respeitável nos países vizinhos, principalmente na China, onde ganhou o apelido de "Príncipe da Voz de Golfinho", em alusão a seu agudo potente e às loucuras que faz com a voz, como o blblblbl que virou meme, da música 'The 7th Element'.

Seja como for, ele já começou sua carreira causando estranhamento. Seu primeiríssimo single, 'Opera #2' (Опера №2), já traz o cantor abusando de seus agudos e, por aparecer com guelras no vídeo e sempre aparecer em público com o pescoço coberto, muitas pessoas realmente achavam que ele era um ser híbrido com guelras, o que 'explicaria' suas extravagâncias vocais. Veja no vídeo abaixo.


E não para por aí, essa estrela tem várias façanhas no currículo, como a de ser o artista solo mais novo a se apresentar no Kremlin e a de ter o álbum mais vendido da Rússia por três anos consecutivos ('Филосо́фия чу́да', ou 'Philosophy of Miracle', ocupou o pódio de 2001 a 2003 e vendeu mais de 3,5 milhões de cópias apenas na China).

A força de Vitas como meme no Brasil foi tão grande, que a própria página oficial do cantor no Facebook tomou um posicionamento. Após tantos 'please come to Brazil', ele realmente ignora os memes, e acredita que tem um gigantesco fã-clube por aqui.


Dá um pouco de dó, eu sei. É uma pena que um cantor tão talentoso e único seja visto como um mero meme esquisitão. Mas sabe gente, isso pode ser o começo e uma longa e bela amizade, e na pior das hipóteses, ele ainda vai ser um dos cantores mais importantes e populares que a Rússia produziu nas últimas décadas.
Afinal de contas, quem é Vitas? Afinal de contas, quem é Vitas? Reviewed by Wilson Barroso on quinta-feira, novembro 09, 2017 Rating: 5