Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Alizée

Veja nossas resenhas desse artista:
Gourmandises (2000)

Alizée é uma das cantoras francesas mais importantes da nova geração, grande responsável por exportar música francesa para fora da França, principalmente no começo da carreira. Apadrinhada por Mylène Farmer e Laurent Boutonnat, a cantora chegou logo ao estrelato, principalmente por causa do álbum 'Gourmandises'. Tendo passeado por diversos estilos, como dancepop, world music e electronic, a cantora já vendeu mais de seis milhões de cópias mundialmente.

Com seu mezzo-soprano delicado, a cantora é uma fonte generosa de música boa para quem gosta de um bom pop francês. A POPlândia escolheu sete faixas para você cair de amores por Alizée.

1. Moi... Lolita (Gourmandises, 2000)
Maior hit do álbum e da carreira de Alizée, o lead single do álbum é problematizável, de certa forma. Baseada no livro ‘Lolita’, de Vladimir Nabokov, nessa canção Alizée incorpora Lolita, personagem pré-adolescente pela qual um homem mais velho se apaixona. No entanto, a proximidade com a pedofilia torna tanto o livro quanto a música bastante questionáveis.

Musicalmente, é uma canção bastante elegante e orquestrada, que após uma introdução breve altamente influenciada pela música clássica, deságua numa melodia que mescla um sintetizador suave com bateria, xilofone e guitarra, igualmente suaves.



2. Mon Maquis (Gourmandises, 2000)
A palavra ‘maquis’ serve para denominar um tipo de vegetação semelhante ao cerrado brasileiro, típico da Córsega, ilha onde Alizée nasceu, mas também é o apelido da guerrilha francesa contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Como esse trocadilho, a canção fala sobre o lugar onde Alizée nasceu, onde ela se sente segura e protegida contra as agressões do mundo exterior.

É uma faixa sombria, com os pratos da bateria dominando o instrumental, juntamente com um sintetizador de fundo, em alguns momentos se fundindo a uma melodia étnica, típica de sua ilha natal, tendendo bastante ao trip hop. Ela canta de forma declamada, quase rap.


3. J'En Ai Marre (Mes Courants Electriques, 2003)
Abrindo a promoção de seu segundo álbum, essa faixa continua trazendo Alizée cantando suavemente em uma faixa calma (não exatamente uma balada) e altamente orquestrada, com violinos e violão se sobrepondo sobre os sintetizadores. Se fosse lançada em inglês, provavelmente seria vendida como  country pop.


4. Mademoiselle Juliette (Psychédélices, 2007)
Após quatro anos de hiato e sem mais ser produzida Mylène Farmer, Alizée retornou ao cenário musical praticamente abandonando a orquestração em suas canções. 'Mademoiselle Juilette' é uma faixa electropop com elementos rock, onde os sintetizadores e a guitarra compõem quase toda a melodia. Essa era traz também uma Alizée mais madura e sensual, não mais tão adolescente quanto em dois seus álbuns anteriores.


5. Limelight (Une Enfant du Siécle, 2010)
De longe o trabalho mais experimental e denso de Alizée, esse álbum é baseado na vida da modelo e atriz Edie Sedgwick, de seu nascimento até sua morte. Cantada em inglês, 'Limelight' retoma a orquestração dos primeiros trabalhos da cantora, subordinada a uma melodia eletrônica super sóbria e pesada. Essa música nunca ganhou clipe oficial, apenas um teaser que pode ser visto aqui.



6. A Cause de l'Automne (5, 2013)
Voltando das sombras do álbum anterior, 'A Cause de l'Automne' traz uma melodia voltada para o jazz e outros ritmos de certa forma vintage, lembrando bandas como The Beatles ou mesmo a Jovem Guarda. É tranquila e delicada, do tipo que acaricia a alma. No entanto, talvez tenha sido uma escolha fraca para lead single de um álbum, por não ser uma boa representante da sonoridade de '5'.


7. Charle est Stone (Blonde, 2014)
Presente em seu último álbum antes de anunciar sua aposentadoria da música, esse single desperdiçado jogou Alizée de vez na farofa. Uma faixa synthpop com elementos do ritmo americano 'Charleston' (que inclusive aparece num trocadilho no título, 'Charles est Stone' significa algo como 'Charles está chapado'), essa canção é uma das melhores do álbum e poderia ter encerrado a carreira da cantora com chave de ouro.


Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Alizée Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Alizée Reviewed by Wilson Barroso on segunda-feira, outubro 16, 2017 Rating: 5