Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Nolwenn Leroy


Nolwenn Leroy é uma cantora e compositora francesa nascida na região da Bretanha. Tendo originalmente recebido treinamento vocal clássico/erudito, ela chegou ao estrelato ao ganhar a segunda temporada do programa Stars Academy, em 2002, tornando-se uma artista influente e popular na França e arredores, com direito a certificado de diamante duplo pelo seu quarto álbum e inúmeros hits e fãs.

Sendo tão popular em seu país de origem, Nolwenn não poderia ficar de fora da POPlândia. Escolhemos sete hinos da cantora para fazer todo mundo vestir a cauda de sereia e se apaixonar pelo cristalzinho da Bretanha.

1. Cassé (Nolwenn, 2003)
O primeiro single oficial da carreira da cantora foi #1 de vendas na França e na Bélgica, impulsionado pela vitória no Stars Academy. Mas não podemos tirar o mérito da faixa em si, que é uma balada acústica tocante e lindíssima, dominada por piano, violino, guitarra e bateria. No refrão, Nolween bota para funcionar seu treinamento clássico mantendo por muito tempo algumas notas.


2. Histoire Naturelle (Histoires Naturelles, 2005)
Aqui Nolwenn pega mais leve com a técnica clássica, mas ainda nos dá uma faixa maravilhosamente acústica. Com ritmo mais veloz que 'Cassé', essa canção alia violão a uma orquestração levíssima por trás. O clipe é uma maravilha à parte, casando perfeitamente com o conceito visual do álbum, que apresenta Nolwenn como uma espécie exótica de animal exposta num museu.


3. Suite Sudarmoricaine (Bretonne, 2010)
A Bretanha é uma região da França fortemente influenciada pela cultura celta. E é essa a herança que a cantora traz em 'Bretonne', que tem certificado de diamante duplo na França, por mais de 1 milhão de cópias vendidas por lá. Essa é uma faixa paillarde (música tradicional cuja letra tem trocadilhos sexuais) da Bretanha, com elementos celtas e medievais, com toda a instrumentação folk característica, com direito a gaita de foles e acordeão. Ela é cantada em bretão, língua de origem celta, ainda falada na Bretanha.


4. Moonlight Shadow (Bretonne, 2010)
Não é porque 'Bretonne' traz tanto da cultura celta que ele não tem um bom pop europeu. Cover de Mike Oldfied, a versão de Nolwenn ainda traz um pouco de melodia folk, mas diluída numa batida de europop maravilhosa, do tipo que esperaríamos ver em alguma edição do Eurovision. A gaita de foles e o acordeão se mesclam perfeitamente com guitarra e violino em uma letra cantada em inglês, o que há de melhor no folk pop rock.


5. Sixième Continent (Ô Filles D'Eau, 2012)
Este álbum junta os temas do oceano e personagens femininos ligados à água. Mas esta faixa, especificamente, é uma crítica ao 'sexto continente', uma grande ilha de plástico no Pacífico formada pelas correntes oceânicas, que carregam lixo despejado no mar para a mesma região. Ela ainda traz um pouco da instrumentação folk de 'Bretonne', mas aliada guitarra e bateria. No clipe, Nolwenn é uma sereia (personificação da natureza marinha, personagem reforçado pelas vocalizações da cantora) que luta contra uma gaivota (que se alimenta em lixões, sendo uma alegoria do 'sexto continente'), enquanto está exposta em um museu. 


6. Limitless (Ô Filles D'Eau, 2012)
De longe a faixa mais pop do álbum, essa balada traz consigo sintetizadores e uma letra em inglês, que às vezes é quase canta sílaba por sílaba. Mas apesar do início lento, aos poucos ela acelera e ganha camadas de instrumentação, compostos por bateria, percussão, entre outros. Apesar dela nos fazer esperar em vão por uma explosão vocal ou breakdown, é uma faixa leve, gostosa e acalentadora.

7. Gemme (Gemme, 2017)
Abrindo seu trabalho mais recente, 'Gemme' praticamente abandona o folk e o clássico, apesar dos temas relacionados à natureza continuarem sendo usados. É uma canção pop com sintetizadores bastante pronunciados, em relação ao que a cantora utilizava até então. Não deixa nada a desejar em relação às faixas pop em inglês e tem um clipe simplesmente lindo.

Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Nolwenn Leroy Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Nolwenn Leroy Reviewed by Wilson Barroso on terça-feira, outubro 31, 2017 Rating: 5