Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Yelle


Yelle é nome de uma banda francesa liderada por Julie Budet, sendo um acrônimo de 'You Enjoy Life' com o sufixo feminino '-le', do francês. Conhecida pelas músicas irreverentes e pelas melodias electropop super adequadas para acompanhar a voz suave de Julie, a banda se tornou relativamente conhecida fora da França (inclusive um pouco aqui no Brasil).

Quer você a conheça ou não, a POPlândia escolheu sete faixas para você descobrir, relembrar e se apaixonar por Yelle.

1. A Cause des Garçons (Pop Up, 2007)
O segundo do álbum, essa música é um cover de 'A Caus' des Garçons' (1987), single mais famoso da banda homônima (escute aqui). A versão de Yelle é bastante fiel à original, mantendo a melodia oitentista, mas acrescentando sintetizadores mais pesados. O clipe, como muitos daí em diante, tem uma estética cartoon com alguns objetos sendo fantasias vestidas por pessoas. 


2. Je Veux Te Voir (Pop Up, 2007)
Com três clipes diferentes, essa faixa foi responsável por catapultar Yelle na internet numa época em que a social media ainda estava engatinhando. Os sintetizadores pesadíssimos compõem uma melodia bastante grudenta e que tende um pouco ao rap. A letra, que já foi confundida com uma diss track para o rapper Cuizinier, é definido pela banda apenas como uma música sexual cheia de referências.



3. Safari Disco Club (Safari Disco Club, 2011)
O segundo álbum da banda em geral tem as melodias mais complexas e incrementadas do que 'Pop Up'. Seu lead-single traz, junto dos sintetizadores e teclado eletrônico, percussões em lata que tem a intenção de trazer um clima mais tribal. O clipe é bem literal, mostrando um tipo de safari humano e muito animal print.


4. Que Veux-Tu (Safari Disco Club, 2011)
Um dos maiores hits e talvez canção de Yelle mais conhecida no Brasil, essa faixa é mais radiofônica, com uma batida mais pop que acompanha muito bem os sintetizadores e teclado eletrônico. Já o clipe é uma espécie de continuação de 'Safari Disco Club' do ponto de vista estético.


5. S'Èteint le Soleil (Safari Disco Club, 2011)
Se Yelle ficou conhecida pelas faixas divertidas e fáceis de digerir, essa canção não representa sua discografia. 'S'Èteint le Soleil' ainda traz a percussão africana revisitada e os sintetizadores pesados, mas é mais lenta e densa, com direito a letra é bastante enigmática e metafórica.


6. Complètement Fou (Complètement Fou, 2014)
O primeiro single do álbum se parece um pouco com a faixa anterior, no sentido de ser um mais lenta e elegante do que geralmente as faixas da banda são. Os sintetizadores estão super afinados, e parecem vindos de um videogame dos anos oitenta em alguns pedaços, com direto a solo na segunda metade da música. O clipe é cheio de texturas e tem uma paleta de cores muito vibrante. 


7. Ba$$in (Complètement Fou, 2014)
Essa faixa é uma verdadeira volta às origens. Ela é divertida, dançante, grudenta e tem um conteúdo sexual nas entrelinhas. A melodia é bem demarcada, e a frase 'des ronds avec ton bassin' distorcidas vão ficar na sua cabeça por um tempo. O clipe é meio perturbador parece que saiu da décima-quarta camada da deep web, e justamente por ser tão estranho, é tão legal. 

Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Yelle Sete músicas que vão fazer você se apaixonar por Yelle Reviewed by Wilson Barroso on quinta-feira, outubro 26, 2017 Rating: 5