Muito além de 'La Solitudine'


Quando se fala de música italiana, provavelmente o primeiro nome que vem a sua cabeça é Laura Pausini. E não é toa: Laura é a cantora italiana viva mais famosa e vendida fora da Itália. Aqui no Brasil, ela já emplacou várias canções em trilhas sonoras e está sempre aparecendo em programas de grande audiência, como o programa do Faustão.

Todo esse sucesso começou quando a cantora venceu em 1993 o Festival de Sanremo, o maior concurso da música italiana, com a canção 'La Solitudine', que até hoje é sua faixa mais conhecida. Mas ninguém chega tão alto com apenas uma música boa. A POPlândia escolheu outras sete para celebrar a carreira da filha adotiva da Hebe.

1. Tra Te e Il Mare (Tra Te e Il Mare, 2000)
Um dos grandes hits da cantora, essa faixa mostra toda a versatilidade da voz de Laura. Em certos trechos ela é suave, no refrão ela explode em toda sua glória, em uma canção que é daquelas para chorar com a maquiagem borrada enquanto nos debatemos no chão.


2. Surrender (From the Inside, 2002)
Até aqui, as canções de Laura eram focadas em música leggera (a 'música pop' italiana), com pouquíssimas experiências que remetessem a algo mais internacional. Mas o lead single de seu primeiro álbum em inglês trouxe Laura cantando um dance pop altamente eletrônico e internacional, com direito a clipe futurista e tudo mais.


3. Resta in Ascolto (Resta in Ascolto, 2004)
Este álbum sacramentou Laura como uma artista de grande calibre, um verdadeiro divisor de águas, com direito a uma música escrita por Madonna ('Mi Abbandono a Te', originalmente 'Like a Flower'). Orientada para o pop rock, Laura dá uma pausa na temática do amor e seus desdobramentos, se permitindo cantar sobre raiva, busca por paz interior e desejo por independência.



4. Invece No (Primavera in Anticipo, 2008)
A era dark chega para todas, e para Laura, chegou com o pesado e sombrio 'Primavera in Anticipo', composto quase totalmente por baladas tristes e pungentes. Nessa faixa, que se tornou um grande sucesso, Laura faz uma homenagem à sua avó, que havia morrido há pouco tempo. A temática da morte em uma balada poderosa em um álbum já naturalmente sombrio, faz essa música, no mínimo, bastante forte.


5. Benvenuto (Inedito, 2011)
'Inedito' talvez seja o álbum mais cosmopolita de Laura, tomando influências de vários gêneros distintos, como jazz e rock. E seu primeiro single é simplesmente grandioso, com sua batida de bateria bem marcada e um clipe muito bonito, gravado em Amsterdan.


6. Limpido feat. Kylie Minogue (20 - The Greatest Hits, 2013)
Pense em colaborações inimagináveis. Essa é uma delas. Para promover seu álbum de compilação que comemora 20 anos de carreira de Laura, duas gigantes do pop se juntaram numa canção bilíngue altamente radiofônica e viciante. Sem contar que a Kylie falando 'limpido' é uma das coisas mais fofas que você vai escutar hoje.


7. Simili (Simili, 2015)
Single do primeiro álbum visual de Laura (com 15 clipes e um curta-metragem!), essa canção é macia e deliciosa, sem abandonar um refrão poderoso. Tanto a faixa quanto o álbum focam na mensagem de união entre as pessoas, pois elas não são diferentes a ponto de justificar preconceitos.


Muito além de 'La Solitudine' Muito além de 'La Solitudine' Reviewed by Wilson Barroso on segunda-feira, outubro 09, 2017 Rating: 5