Strike a pose! As cinco melhores apresentações de Madonna no VMA


Madonna é detentora de 68 indicações ao VMA, das quais venceu 20 (só ‘Ray of Light’ rendeu cinco estatuetas). A cantora é uma das maiores vencedoras da história da premiação, além de ter sido a primeira artista solo feminina a ganhar o Video Vanguard Award, pelo conjunto da obra (que este ano será recebido por Pink).

Sendo um dos pilares da música pop e sua rainha de fato e de direito, é óbvio que a cantora já fez inúmeras performances icônicas em seus quase 35 anos de carreira. E claro, tendo assistido ao parto do VMA, do qual participou já na primeira edição, Madonna tem o histórico de derrubar forninhos sempre que está presente.

Veja nosso ranking das cinco melhores performances da rainha no palco da MTV Video Music Awards.

5. Shanti/Ashtangi e Ray of Light – 1998
Atirando sua fase Malibu na cara do público, a era ‘Ray of Light’ trazia uma Madonna mais madura, espiritualizada e maternal. Nessa apresentação, uma das raras com Madonna morena, a cantora está usando bindi, sári e tatuagens de henna. O começo, com Shanti/Ashtangi, foi uma escolha corajosa (e um tanto sonolenta), adornada por dançarinas indianas. Mas assim que a ‘Ray of Light’ começa, com Lenny Kravitz na guitarra, a energia volta, e Madonna arrebata o público cantando um de seus maiores hits, toda serelepe pelo palco, enquanto os telões projetam imagens do clipe.


4. Express Yourself – 1989
A primeira performance ao vivo de um dos maiores hinos da década de 80 prova que às vezes, menos é mais. Madonna consegue fazer uma performance maravilhosa com apenas uma escadaria, um par de dançarinas e uma tela que mostra sua silhueta no começo da apresentação (com samples de ‘Everybody', seu primeiríssimo single). Esse live é bem mais simples que o dessa canção na legendária Blond Ambition Tour, mas nem por isso menos contagiante.


3. Like a Virgin – 1984
Direto do primeiríssimo VMA, a então novata Madonna saía de um bolo de casamento gigantesco vestida de noiva, se jogando no chão e simulando se masturbar. Escandaloso e polêmico para a década de 80, essa apresentação começou a cimentar a imagem da cantora como a conhecemos. Alguns produtores disseram que desse live em diante, Madonna estaria morta para o mundo da música (risos).


2. Vogue - 1990
Madonna vestida de Maria Antonieta, com vários dançarinos e leques num ambiente totalmente rococó. Preciso dizer mais? Bem, ‘Vogue’ já é legendária por si só, e numa performance com coreografia tão teatral e bem executada, até podemos perdoar o playback, que nem fizeram questão de disfarçar (até mesmo porque um microfone numa cena do século XVIII seria bem estranho).


1. Like a Virgin e Hollywood feat. Christina Aguilera, Britney Spears e Missy Elliot – 2003
Não existe na língua portuguesa palavra que expresse o quão icônica essa apresentação foi. Uma releitura da apresentação do VMA de 1984, com Christina Aguilera e Britney Spears (que tinham uma rixazinha entre si, ou pelo menos entre os fãs de cada uma) cantando juntas ‘Like a Virgin’ vestidas como noivas de Madonna, que entrou com cartola e fraque para cantar ‘Hollywood’, com participação de Missy Elliot.

Precisa de um pouco de coragem pra cantar uma música que critica com tanta força a indústria musical em uma das maiores premiações da categoria...

Como se não bastasse uma apresentação f-o-d-a, teve o beijo, que entrou pra história, inclusive por causa do close na cara de Justin Timberlake, então namorado de Britney, tentando esconder a revolta, o que ofuscou em parte o beijo em Christina. Hoje em dia o beijo não seria grande coisa, mas em 2003, envolvendo grandes estrelas da música, foi uma polêmica deliciosamente madônnica.



Strike a pose! As cinco melhores apresentações de Madonna no VMA Strike a pose! As cinco melhores apresentações de Madonna no VMA Reviewed by Wilson Barroso on sábado, agosto 26, 2017 Rating: 5