Cinco clipes feitos em animação


Desde a década de 80, os videoclipes se tornaram uma arte diferenciada, misturando música e imagem de infinitas formas. Por serem uma curta-metragem, eles podem sofrer todo tipo de influência ou critério do cinema a que estamos acostumados.

Nesses mil caminhos que podem ser tomados, alguns artistas optaram pela animação, que por si só já é um leque muito extenso de possibilidades. Seja desenhos a mão, lo-fi, 8-bit, 3D ou no estilo meio Disney que crescemos assistindo, há clipes em animação muito bons, chegando a competir com vários outros gravados no 'mundo real'. 

Veja aqui cinco dessas belezinhas em animação:

1. Break the ice (2008) - Britney Spears
Terceiro e último single do álbum "Blackout", essa é ainda hoje uma das músicas mais amadas pelos fãs de Britney Spears

O clipe é feito em estilo de anime e foi produzido na Coréia do Sul, onde mostra uma Britney super-heroína derrotando inimigos. Ao mesmo tempo que faz uma homenagem a "Toxic", esse clipe faz também referências à fase ruim que Britney estava passando e que todos conhecemos bem.

Esse clipe tem uma continuação, e a história continua em "Kill the lights'', do álbum seguinte, ''Circus". Que bom que há quem cumpra as promessas de continuação de clipes, não é?





2. Dear Jessie (1989) - Madonna
O quinto single do multi-platinado ''Like a prayer'' tem, infelizmente, um dos clipes mais esquecidos da carreira de Madonna, que muitos fãs que nem chegaram a assistir.

O videoclipe é uma animação feito num estilo meio Disney intercalando cenas gravadas, sob a responsabilidade da companhia Animation City, e mostra no vídeo as cenas que Madonna cita na letra, enquanto ela própria é representada como uma fada. Essa música é uma homenagem para a filha de seu grande colaborador Patrick Leonard.





3. Peut-être toi (2006) - Mylène Farmer
Quinto e último single do álbum ''Avant que l'ombre', o sexto de Mylène Farmer, que é conhecida como ''Madonna francesa'', é seu primeiro feito em animação.

Esse clipe é feito no estilo anime, e aparentemente se trata de uma distopia histórica. A heroína, após ser libertada de um calabouço, foge com seu amante de robôs que os caçam, e acabam morrendo juntos com uma espécie de flechada que mata ambos de uma vez.




4. Wanderlust (2008) - Björk
Quarto single do álbum ''Volta'', ''Wanderlust'' tem um tonteia pela variedade de técnicas, sendo que algumas pessoas podem mesmo considerar que não é uma animação.

Utilizando de ferramentas como CG e 3D estereoscópico, esse videoclipe conta uma história quase que mitológica e bastante surreal, e não se se espera menos de  Björk. De acordo com a própria cantora, é uma música sobre o fato de se olhar para algo e saber que ele é inalcançável, o que motiva as pessoas a procurarem outras coisas. 




5. Na sua estante (2008) - Pitty
Representando o pop nacional, o quarto single do álbum ''Anacrônico'' já acompanhou a bad e foi a trilha-sonora da fase emo de todos nós.

Como sempre, Pitty usa uma letra bastante inteligente para passar emoção, principalmente quando se trata de um coração partido, que no caso, é sofrido por um boneco de lata, que inclusive é uma referência mais que explícita a ''O mágico de Oz'.




Cinco clipes feitos em animação Cinco clipes feitos em animação Reviewed by Wilson Barroso on sexta-feira, abril 21, 2017 Rating: 5