5 razões para você dar uma chance à Anitta

Anitta estourou de repente no mercado fonográfico brasileiro. Com uma pegada pop-funk, a morena conseguiu emplacar hit atrás de hit e hoje se encontra em uma posição confortável, sendo um dos grandes nomes da música brasileira.

Tanto sucesso gera grande atenção em cima da cantora, que acaba sendo avaliada e julgada por tudo o que fala e faz. Com erros e acertos, Anitta cativa muitos fãs e admiradores, mas também atrai a ira e desprezo de muitos haters.

Gostando do seu estilo ou não, você precisa concordar que Anitta é sim um nome forte no pop nacional atual e merece seu respeito. Quer saber porquê? Então confira 5 razões para você dar uma chance à Anitta:

1 – Anitta evoca o empoderamento feminino em suas canções

Não, você não leu errado. Mesmo tendo gerado uma repercussão negativa depois da participação no “Altas Horas”, onde levou um “baile” de Pitty quando discutia sobre liberdade sexual, Anitta entoa a força das mulheres, o poder de sedução e outros atributos de quem afirma ter o poder. Não tinha percebido? “Eu, posso conquistar tudo que eu quero / Mas, foi tão fácil pra te controlar / Com, jeito de menina brincalhona / A fórmula perfeita pra poder te comandar”, canta a funkeira em “Meiga e Abusada”, evidenciando que a mulher está no comando. Ou mesmo em “Blá Blá Blá”, quando ela projeta seu poder de decisão nos versos “Vou rebolar só porque você não gosta / Se não quiser me olhar, vira de costas”. 

Quase todas as letras de Anitta tentam ressaltar a sensualidade não como algo diminutivo, mas um propulsor que coloca a mulher acima dos homens, evidenciando o mesmo feminismo que é retratado por Madonna, Lady Gaga e até a Valesca Popozuda.

2 – Ela já provou que é talentosa

Muitos críticos insistem em evidenciar a falta de talento de Anitta. Mesmo com limitações vocais, Anitta possui alcance vocal e abrange duas oitavas, soprano, conhecida por ser homogênea e ter graves razoáveis. A cantora já provou diversas vezes que consegue ter um repertório versátil e calou a boca de muitos haters com sua performance no “Globo de Ouro – Palco Viva”, onde cantou um sucesso dos anos 80 de forma quase divina.



3 – Anitta já conquistou grandes feitos

Anitta tem em seu histórico dois álbuns de estúdio e um DVD. “Anitta”, “Ritmo Perfeito” e “No Meu Lugar” venderam, juntos, mais de 300 mil cópias no Brasil. Parece pouco? Não é! Hoje, com a facilidade da pirataria proporcionada pela internet, vender material fonográfico é quase que uma peregrinação. Dos oito singles oficiais que Anitta lançou, cinco deles foram #1 na HOT 100 Brasil e os outros foram top 5. No Youtube, a cantora tem 12 vídeos que somam quase 300 milhões de visualizações. É, de longe, a artista feminina brasileira que mais bomba no YouTube, perdendo apenas para Michel Teló. Ela também tem o recorde de maior turnê de uma cantora brasileira. No total, foram 153 shows, 149 na América do Sul, 2 na América do Norte, 2 na Europa. A turnê “Show das Poderosas Tour” conquistou o faturamento de R$20 milhões. Anitta também coleciona rótulos: Eleita a segunda mulher mais sexy do mundo pela revista Vip em 2013, e em 2014 e eleita a rainha do pop brasileiro pela revista francesa “Paris Matc”. 

4 – Ela se provou uma artista versátil  

Além de cantar, Anitta dança muito, compõe e co-produz algumas de suas canções, roteriza e dirige seus próprios clipes. Uma artista completa. Com um carisma impressionante, a cantora é figurinha garantida em diversas emissoras no mínimo uma vez por mês. A carioca tem tanta desenvoltura frente à TV que recebeu a confiança da cúpula da Globo e comandou um programa de verão, o "Sai do Chão". Cantando em inglês ou português, Anitta consegue tirar todo mundo do chão. É uma verdadeira entertainer.


5 – Torcer contra a Anitta é torcer contra a indústria fonográfica do seu próprio país

O colunista da revista Forbes, Anderson Antunes, indicou em 2013 que o Brasil poderia ser pequeno demais para Anitta. O jornalista ainda afirmou que a cantora, com seu estilo R&B-POP, também utilizado por Rihanna e Ke$ha, poderia ser a próxima "superstar global", como Shakira, que segue pelo "apelo musical mundial".

Anitta vem crescendo de forma arrasadora e quebrando diversos recordes. A cantora elevou o mercado fonográfico a outros níveis, colocando o Brasil Musical em evidência.

Mesmo assim, depois de todo esse retrospecto, se você ainda insistir em torcer contra a cantora, podemos dizer que você não gosta de ser brasileiro. Todo artista merece uma chance e Anitta vem trabalhando muito para melhorar cada vez mais. Então, na próxima vez que você estiver em uma roda de amigos e alguém soltar um “não suporto a Anitta”, ao invés de se calar, que tal tentar propagar mais respeito ao trabalho dela e argumentar sobre sua influência no cenário musical? Não custa tentar! 

5 razões para você dar uma chance à Anitta 5 razões para você dar uma chance à Anitta Reviewed by Pedro Santos on quarta-feira, janeiro 14, 2015 Rating: 5